sábado, 29 de novembro de 2008

King James e New York


A Conferência Oeste é, por tradição, muito equilibrada, com fortes times. Na temporada passada, por exemplo, o Los Angeles Lakers venceu a temporada regular com uma campanha de .57 vitórias e 25 derrotas. O Phoenix Suns, sexto colocado no final, terminou com 55-27. A Conferência Leste traz menos disputa na ponta da tabela. Em 2007-08, o Boston Celtics fechou a primeira parte com 66-16 e o Orlando Magic, terceiro, com 52-30.

Pelo menos neste início de campeonato, parece que algo está mudando na NBA. O Leste promete uma briga forte pelo título da conferência. O Celtics lidera com 15-2, mas é seguido por Cleveland Cavaliers (13-3) e Orlando Magic (12-4), do superpivô Dwight Howard, líder das estatísticas em rebotes e tocos (13,5 e 3,9 por jogo, respectivamente). O time de LeBron James, cestinha da temporada com 27,9 pontos por jogo, é candidatíssimo a fazer a final da conferência contra o Boston, quando tudo poderá acontecer.

Quadro bem diferente do Oeste, onde o Lakers passeia sem ser incomodado pela concorrência. A campanha de 13-1 (92,9% de aproveitamento) é a melhor da liga. O Utah Jazz vem em segundo, com 11-6 (64,7% de aproveitamento). A briga será de foice para a disputa de quem deverá perder a final da Conferência para o time californiano. Empatados com o Utah temos o Phoenix Suns e Portland Trailblazers. Com uma vitória a menos e mesmo número de derrotas (10-6) vêm Houston Rockets e Denver Nuggets.

O líder da NBA teve uma semana um pouco atribulada. Depois de perder para o Detroit, o Lakers permitiu por mais duas vezes que os adversários passassem a contagem centenária. Muita chiadeira se ouviu na terra do cinema, já que o técnico Phil Jackson avisara que a temporada seria de atenção à defesa. Sobrou para o New Jersey Nets (7-7, 8º). O time de Vince Carter ainda se atreveu a marcar 28 pontos no primeiro período. Terminou surrado por 120 a 93. Mais uma vez o técnico poupou seus titulares. Pau Gasol jogou 31:10min, mas o resto sequer esteve meia hora em quadra. Ontem o time bateu o Dallas Mavericks (7-8, 9º), novamente no Staples Center, por 114 a 107. Mas desta vez não foi tão fácil. Os titulares tiveram que jogar muito tempo. Kobe Bryant fez 35 pontos em 39:45min em quadra, enquanto Andy Bynum cravou 18 pontos e catou 10 rebotes (36:20min). Outro sobrecarregado foi Gasol, que jogou 25s a menos que Kobe, marcando 14 pontos e 7 rebotes.


A boa notícia da semana foi a recuperação do San Antonio Spurs (9-6 e sétimo lugar na conferência). O argentino Manu Ginobili voltou às quadras na segunda-feira, na vitória sobre o Memphis Grizzlies (4-12, 13º) por 94 a 81. O trio de ferro da foto acima foi reunido pela primeira vez na temporada ontem, depois da recuperação do francês Tony Parker. O armador se juntou a Ginobili e Tim Duncan para novamente bater o time do Memphis, desta vez por 109 a 98. Mostrando a força coletiva do time, o técnico Gregg Popovich usou todos os 12 jogadores que tinha à disposição na partida, onde apenas Bruce Bowen não pontuou. Os demais fizeram pelo menos 4 pontos cada. Roger Mason foi o cestinha do time, com 20, enquanto o calouro O.J. Mayo cravou 32 para o adversário.

Outro assunto da semana foi a visita do Cavs de LeBron James ao Madison Square Garden. Especula-se com muita força nos EUA que New York será a nova residência de King James. O craque diz amar a cidade. E a fanática torcida do time mais rico da NBA diz amar o craque. O New York Knicks (7-8, 9º) vem limpando sua folha de pagamento para dar uma cartada em cima de dois free agents em 2010. Um deles é o King, o outro, especula-se, seria Chris Bosh, que aliás é o segundo cestinha da temporada, atrás apenas de LBJ. Nas mãos do técnico Mike D'Antoni, notável por montar fortes esquemas ofensivos, seria um time de respeito.

Ah!, teve jogo no Garden né? O Cavs passeou sobre o fraco Knicks, venceu por 18 pontos de diferença (119 a 101). Cada um dos 26 pontos de King James foram aplaudidos pelos 19.763 torcedores, que ocuparam a totalidade do Garden. O craque estreou no jogo o novo par de tênis, que tem nome de Big Apple Zoom LeBron VI (foto do alto do post). Para quem não sabe, Big Apple é o apelido da cidade de New York...

Na semana passada falei das campanhas negativas de times do Oeste dentro da zona de classificação para os playoffs. Neste ponto as coisas estão voltando ao normal. O Oeste fecha a zona de classificação com o New Orleans Hornets (9-6), time do craque Chris Paul, que fez dois triple-doubles seguidos na semana e que lidera a liga em assistências (12 por jogo) e roubadas de bola (2,8). Do outro lado, Miami Heat (8-8) e Nets estão no limite da campanha negativa, em sétimo e oitavo, respectivamente.

Nenhum comentário: