sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Road to IX Carioca Bowl


Por Gustavo Barretto

A partir deste sábado, 22 de novembro, até a grande final no dia 14 de dezembro, as areias do Rio de Janeiro irão abrigar os playoffs do Campeonato Estadual de Futebol Americano.

Na primeira rodada o Botafogo Reptiles, que tenta chegar a sua oitava final consecutiva, recebe o Rio de Janeiro Sharks na praia de Botafogo, com quem já decidiu e venceu as finais do Carioca Bowl IV e V. A equipe de Botafogo chega com a campanha 7-2-1 e favorito contra o 5-6 (a equipe sofreu uma derrota como punição por não entregar a documentação de inscrição no prazo) dos rivais, mas algumas crises internas no atual vice-campeão e a fase ascendente do Sharks podem contrabalançar este favoritismo. Mesmo assim o palpite é que o Botafogo se classifique. O vencedor enfrentará o Titãs, atual bicampeão carioca. Caso o Botafogo vença, teremos na semifinal uma repetição das duas últimas finais.

Na outra partida da rodada, o Falcões da Barra da Tijuca recebe o Mamutes Futebol Americano no clássico da Barra da Tijuca. A partida será perto do Corpo de Bombeiros, no início da Praia. Apesar de campanhas semelhantes, 6-4 do primeiro contra 5-5 deste último, as equipes vivem momentos distintos. Com o retorno de sua grande estrela Vinny, após um periodo de férias, a equipe dos Falcões derrotou seus rivais por contundentes 20-3 na última rodada da temporada regular e vem empolgada para esta disputa no mata-mata. Já o Mamutes, que começou com uma campanha de 4-0, perdeu o rumo após ser surrado impiedosamente pelo Red Lions (39-0) e pelo Titãs (53-3) e não se encontrou mais. O Falcões é favorito a enfrentrar o Red Lions na outra semifinal.

--------------------

Complemento do Alexandre:

O Botafogo Reptiles é o maior campeão da história, com um tetracampeonato consecutivo (2002-2005). Os extintos Rio Guardians e Copacabana Eagles venceram as duas primeiras edições (2000 e 2001, respectivamente). E os Titãs (nascido do término do Eagles) são os atuais bicampeões da competição (2006 e 2007), vencendo o Reptiles em ambas as decisões, a primeira decidida na prorrogação.

Na final do ano passado pudemos presenciar um fato histórico: o touchdown que deu o título ao Titãs foi marcado pelo nosso bravo Barrettão, amigo e colaborador do Arquiba, que compunha a linha de defesa no momento da jogada. Barretto também atua na linha ofensiva, além de ser Presidente do Titãs e coordenador de ataque da Seleção Carioca.

Nenhum comentário: