sábado, 22 de novembro de 2008

Sorteio dos grupos da Copa das Confederações 2009

A FIFA realizou hoje, na anfitriã África do Sul, o sorteio dos grupos para a disputa da Copa das Confederações de 2009, evento que antecede a Copa do Mundo de 2010. O torneio engloba a Itália (campeã mundial), os campeões continentais Espanha (UEFA, Eurocopa), Brasil (Conmebol, Copa América), EUA (Concacaf), Egito (CAF, Copa Africana de Nações), Iraque (AFC, Copa Asiática), Nova Zelândia (OFC, Copa das Nações da Oceania), além da África do Sul, dona da casa.

O sorteio, que contou com as Misses dos países participantes, colocou no grupo A África do Sul, Iraque, Nova Zelândia e Espanha. No grupo B irão se enfrentar EUA, Itália, Brasil e Egito. Na primeira rodada teremos África do Sul x Iraque, Nova Zelândia x Espanha, EUA x Itália e Brasil x Egito.

Aparentemente bondoso com a anfitriã, o sorteio traz uma responsabilidade para o time de Joel Santana. Os Bafana Bafana têm obrigação de se classificar para as semifinais junto com a Espanha, sob pena de entrar em crise e ter seu técnico demitido a um ano da Copa. Se tivesse caído no grupo B, no lugar do Egito, a responsabilidade de eliminar Brasil ou Itália seria bem menor. Somente uma amarelada fará a África do Sul sucumbir em casa diante de Nova Zelândia ou Iraque. Quem deve estar rindo de orelha a orelha é Vicente del Bosque, técnico da Fúria.

Brasil e Itália fazem uma prévia do confronto em fevereiro, num amistoso que será disputado em Londres. O Egito é a grande força do continente africano, apesar de não ter resultados fora do continente de tanto destaque. Mas é o maior campeão africano e tem os clubes que dominam as competições continentais. Os EUA são uma incógnita, podem vir fracos como em 98, ou fortes como em 2002. É uma seleção que evoluiu muito. Apesar de tudo, Brasil e Itália têm a obrigação de se classificar.

Nenhum comentário: