segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Faltam 4 pro Hexa


Infelizmente (pelo menos para mim) o hexa referido do título do post não é do Flamengo. O São Paulo assumiu a ponta do campeonato no momento de decisão e, uma rodada depois, já colocou dois pontos na frente do segundo colocado. E, como já foi dito algumas vezes aqui neste espaço, é um time que não entrega jogo bobo (como o Flamengo é mestre em fazer). Como no sábado, quando foi pressionado pela Portuguesa no Canindé, levou bola na trave aos 47 do segundo tempo, com Rogério Ceni totalmente batido. Mas venceu o jogo, duríssimo, por 3 a 2, gol o gol da vitória marcado a 3 minutos do fim.

Mas antes que os gaúchos venham tacar pedras (ou chorar :P), não estou tirando o Grêmio do páreo. Principalmente depois da vitória maiúscula de ontem contra o Palmeiras, em São Paulo. O Tricolor Gaúcho, bastante desfalcado, principalmente na defesa, sufocou o adversário no campo de defesa alvi-verde, o que atordoou completamente o time paulista. Com a zaga reserva, o sempre criticado (com razão, diga-se) Celso Roth armou um esquema onde a principal defesa era o ataque. O fato patético da partida ficou a cargo do goleiro Marcos: depois de levar um frango ridículo, perdeu a calma e subiu para apoiar o ataque. Detalhe: fez isso pela primeira vez aos 29 minutos do segundo tempo. E é um goleiro experiente, campeão do mundo. Imagina o Bruno ou o Victor fazendo isso, o que não iriam falar...

Apesar de achar o São Paulo favorito ao título, acredito que a tabela final do Grêmio seja mais fácil do que a do São Paulo. Vejamos: Grêmio recebe o Coritiba, vai a Salvador pegar o Vitória, vai ao Vale do Aço enfrentar o Ipatinga e fecha o campeonato recebendo o Atlético-MG. Coxa, Leão Baiano e Galo já não têm mais o que aspirar no campeonato. Nenhum vai cair, nenhum vai pra Libertadores, provavelmente todos vão para a Sul-Americana. É o tipo de adversário bom para pegar na reta final. O Vitória não vence há seis jogos e ontem teve uma atuação medonha contra o Atlético-MG, no Barradão. O Ipatinga já deverá estar rebaixado na penúltima rodada. Dos quatro jogos, acredito que o Grêmio tenha plenas condições de vencer três e chegar a 72 pontos.

E os jogos do São Paulo? O bicampeão recebe na próxima rodada o penúltimo colocado, Figueirense. Jogo mole, certo? Os gremistas certamente não concordam. Depois vão a São Januário enfrentar o desesperado Vasco, jogo duríssimo. Time grande no desespero costuma se superar. Então recebe o Fluminense, também em desespero (mas com um time mais forte e em melhor fase do que o Vasco), no Morumbi. O São Paulo não tem grandes recordações do Flu em 2008. E fecha a última rodada contra o Goiás, no Serra Dourada. Dos times do meio da tabela, o Esmeraldino é o mais chato. Acho que o São Paulo vence o Figueira e perde pro Vasco. O jogo contra o Flu pode decidir o campeonato. Se o Tricolor carioca já estiver salvo, o São Paulo leva. Se não estiver, é imprevisível, mesmo no Morumbi.

Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo, na minha opinião, jogaram o campeonato pela janela (o Flamengo mais que os outros) e agora vão se debater por duas vagas na Libertadores. E olhem que interessante: domingo tem Flamengo x Palmeiras no Maracanã, enquanto o Cruzeiro vai ao Recife pegar o desesperado Náutico. São jogos onde tudo pode acontecer. No outro domingo, Cruzeiro x Flamengo no Mineirão e Palmeiras x Ipatinga no Parque Antártica (aqui o prejuízo é do Flamengo). Na penúltima rodada, Cruzeiro vai ao Beira-Rio pegar o Internacional, Palmeiras vai a Salvador contra o Vitória e o Flamengo recebe o Goiás no Maracanã. Desta vez o Flamengo fica numa posição melhor.

O campeonato fecha para estes três de modo sinistro. Flamengo vai a Curitiba pegar o Atlético-PR, desesperado e que sempre complica o Flamengo lá. O Cruzeiro recebe a Portuguesa, que vem jogando bem e pode precisar do resultado. O Palmeiras recebe o Botafogo, totalmente ressabiado com 2007, quando perdeu a vaga para o Cruzeiro ao ser derrotado em casa pelo arqui-rival da Raposa.

Fiz a simulação do Globoesporte.com e cheguei no seguinte resultado: São Paulo, 2º Grêmio, 3º Flamengo, 4º Palmeiras, 5º Cruzeiro. Na rabeira, Portuguesa (17º), Náutico (18º), Figueirense (19º) e Ipatinga (20º).

Independente de qualquer tipo de previsão maluca, o bicho ainda vai pegar nesta reta final. O que você acha que vai acontecer? Quem vai levar o título? E as vagas para a Libertadores? E quem vai para a vala em 2009? Diga aí na caixinha de comentários!

2 comentários:

pedrop8 disse...

Tb fiz a simulação, agora que ta no final não demora tanto.
Resultado:
1.São Paulo 77
2. Gremio 72
3. Cruzeiro 70
4. Palmeiras 70
5. Flamengo 67

14. Flumin 44
15. Portug 43
16. Vasco 42 Gols pró 56
17. Atl. PR 42 Gols pró 40
18. Nautico 41
19. Figueir 37
20. Ipatinga 35

Fiz pelos resultados, sem olhar pra tabela durante.
Este é o meu palpite.

Alexandre Matos disse...

Po, vc acha q o são paulo ganha as 4 partidas finais?