quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Torcedor de verdade!

Ontem, em uma entrevista coletiva em Barcelona (veja o vídeo no final do post), o tenista espanhol Rafael Nadal confirmou o que toda a Espanha e os fãs de tênis do mundo inteiro temiam: ele está fora da final da Copa Davis, marcada para o fim de semana de 21 a 23 de novembro, em Mar Del Plata, na Argentina, por conta de uma contusão no joelho, que também o deixou de fora da Tennis Masters Cup, em andamento na cidade chinesa de Shangai. Seria um desfecho de temporada mágico para um ano idem, onde o espanhol bateu Roger Federer na final de Wimbledon, conquistou a medalha de ouro olímpica e assumiu o primeiro lugar do ranking mundial.

A notícia foi recebida com felicidade pelo capitão da Argentina, Alberto Mancini, assim como boa parte dos argentinos, como seria comum. Mas nem todos os hermanos gostaram de saber disso. Um argentino chamado Julián Baena criou uma página na internet chamada Quiero ganarle a Nadal.

Baena escreve uma carta e faz um apelo ao Comitê Organizador da Copa Davis: que a final seja adiada pelo tempo necessário de recuperação de Nadal. Diz ele em seu texto: "Escutei que muitos, incluindo Luli Mancini, falaram que era uma boa notícia. Para mim não. Para mim é uma péssima notícia. Imagino que para muitos de vocês também. Nunca ganhamos a Saladeira de Prata, há anos que somos candidatos, e não tem coisa mais linda que ficar na história ganhando na final do número 1 do mundo.".

Ao ler a carta, imediatamente concordei com o cara e veio-me à cabeça a final da Copa do Mundo de 2002. Assim que ficou definido que Brasil e Alemanha, as maiores potências do futebol, se enfrentariam pela primeira vez na história das Copas, restou em mim uma ponta de melancolia: o craque alemão Michael Ballack não jogaria, suspenso com dois amarelos. Pensei na hora: "Esperei a vida toda para ver esta final e o craque dos caras não vai jogar? Sacanagem...".

No site, Baena disponibiliza um abaixo-assinado para anexar a uma carta que será enviada ao Comitê Organizador (também disponível no site). Fiz questão de assinar e, através deste post, chamar todos os amigos que gostam de tênis a fazer o mesmo. E pedir que vocês chamem seus amigos. Não acredito que a campanha surta o resultado desejado, mas são atitudes como esta que tornam o Esporte algo tão apaixonante.

A Argentina escolheu piso de carpete coberto para a final. Este tipo de quadra, especialidade do argentino David Nalbandian, é o terror da Armada Espanhola. Com Rafael Nadal em ação, eu acreditava em um grande confronto, decidido no quinto jogo a favor da Argentina. Sem o número 1, provavelmente acredito numa varrida portenha. Inclusive a saída de Nadal me ferrou: desde 28 de outubro já havia escrito e programado para a véspera um post sobre a final da Davis, mesmo sem as convocações oficiais. Mas a ausência de Nadal torna a publicação praticamente inútil. Vou ter que reescrever mais para a frente.


4 comentários:

Chã, Patinho & Lagarto disse...

É facil sugerir isso. A armada argentina tinha grandes chances de ser campeã mesmo com o Nadal. Pq ele nao joga 3 partidas. Simples assim. hehehe


Argentina há anos merece uma saladeira hein. Dá de pau no tênis do Brasil. E de muito país tradicional europeu, hoje em dia.

Alexandre Matos disse...

Facil nada. Foi maneiro. A Argentina é favorita mesmo com o Nadal. Eu tinha apostado num 3 a 2 pra Argentina com o Nadal. Sem ele, 3 a 0 pros hermanos.

O que o cara acha mais maneiro é ser campeao com 3 a 2 contra o Nadal em vez de 3 a 0 contra um zé-mané qualquer.

Chã, Patinho & Lagarto disse...

Eu tb preferiria. Queria ver se o Nadal jogasse 3 de simples se eles iam querer assim...

Alexandre Matos disse...

No carpete coberto acho dificil o Nadal se criar pra cima do Nalbandian. Ate do Del Potro seria foda. Ainda mais fora de casa.

A hinchada é doente. Veja o que fizeram em um confronto contra o Chile, qdo o Rios tava no topo...