quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Panorama da Champions League

A UEFA Champions League já completou a quarta rodada da primeira fase. Faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos, alguns palpites já cairam por terra (meus, inclusive). Algumas zebras, alguns times ressurgindo das cinzas, alguns favoritos patinando...

Já no grupo A dei o primeiro mole. Diferente do que previ, o Chelsea não está passeando no grupo. É o líder (7 pontos), deve passar mesmo em primeiro, mas já andou dando moles. Perdeu para a Roma (segundo, com 6 pontos) e empatou toscamente com o Cluj. O time da terra do Drácula inclusive aprontou a maior zebra da competição até aqui, ao bater a Roma por 2 a 1 em pleno Stadio Olimpico. Apesar do Bordeaux estar empatado em pontos com a Roma, mantenho meus palpites de classificados.

O grupo B está fazendo a alegria das casas de apostas. A Internazionale lidera, com 8 pontos e três de vantagem para o segundo. Mas o Werder Bremen, favorito à segunda vaga, vem pagando mico. É o último, com 3 empates e uma derrota. O surpreendente Anorthosis, do Chipre, time do brasileiro Sávio (ex-Flamengo) é o segundo (5 pontos), seguido pelo grego Panathinaikos, com 4. O Bremen ainda encara o Anorthosis fora e tenta a sorte contra a Inter, em casa. Os cipriotas, depois de receberem o Bremen, vão à Atenas pegar o Panathinaikos. Vai acabar dando Inter e Anorthosis...

O grupo C já está decidido. Só falta agora Barcelona e Sporting decidirem quem passa em primeiro. Ambos venceram 3 vezes, mas o Barça tem um empate, contra uma derrota (para o Barça) do Sporting. O atacante brasileiro Liédson fez história: ao marcar o gol único da vitória do Sporting sobre o Shakhtar, na Ucrânia, ele se tornou o maior artilheiro da história do Sporting em competições internacionais. Já passou da hora de Liédson ter uma chance na seleção, já que jogadores como Jô e Afonso são testados. Corremos o risco de perder o jogador para a seleção portuguesa. A decisão do grupo está marcada para 26/11, quando os times se enfrentam em Lisboa. Mantenho os palpites iniciais.


O Grupo da Morte, até o momento, está confirmando minhas previsões. Atlético de Madrid e Liverpool dividem a liderança, com 8 pontos. Marseille e PSV têm 3. Só que não tem mais confronto direto. As duas partidas entre os líderes terminaram empatadas em 1 a 1. Acho que os dois vão se classificar, mas a posição de cada é imprevisível. Mantenho também aqui minhas previsões.

O Grupo E também está decidido, em relação aos classificados. Mas aqui cometi dois deslizes. O Villareal (segundo, com 8 pontos) vai se classificar, no lugar do Celtic (terceiro, com 2). Mas o Manchester United não está passando o rodo e não alcança mais aos 15 pontos que previ. No dia 25/11 o United vai à Espanha decidir o primeiro lugar e corre o risco de passar em segundo.

Outro grupo decidido é o F. E aqui também eu patinei. A Fiorentina ficou para trás (terceiro, com 3 pontos). Só um milagre classifica os italianos no lugar de Lyon ou Bayern, que dividem a liderança com 8 pontos e se enfrentam em Lyon na última rodada. Aqui deve dar Bayern em primeiro e Lyon em segundo.

Assim como o A, também está embolado o grupo G. E também vou cair do cavalo aqui. O Arsenal lidera com 8 pontos, mas o Porto, segundo com 6, queimou minha língua. O Fenerbahçe não se encontrou desde a saída de Zico. Luis Aragonés não vem tendo o mesmo sucesso que mostrou no comando da Fúria. Em quarto, com 2 pontos, os turcos estão eliminados. Correndo por fora, o Dinamo de Kiev tem um ponto a menos que os portugueses e torcem para o Porto não vencer em casa o Arsenal na última rodada.

E no grupo H, minhas desculpas formais ao amigo Pedro, torcedor da Juventus. Apesar de achar que os italianos se classificariam, não imaginava que o fariam com tanta facilidade. Nos comentários do post de previsões, falei que a Juve deveria agradecer aos céus se alcançasse a fase de quartas-de-final. Faz campanha fraca na Lega Calcio (sexto colocado, com 5 vitórias em 10 jogos), mas na Champions resolve jogar. Venceu o Real Madrid duas vezes, sendo que bateu no Santiago Bernabéu por 2 a 0 e já garantiu praticamente o primeiro lugar do grupo. Alessandro Del Piero está jogando muito bem novamente, fez os dois gols e comandou a vitória da Vecchia Signora em Madrid. E na última rodada os russos do Zenit ainda podem aprontar, se superar o Real fora de casa. Dificílimo, mas não impossível. Já não acho que a Juve morra antes das quartas.

Um comentário:

pedrop8 disse...

Infelizmente, não pude acompanhar o jogo contra o Real Madrid. Mas, dos jogos que acompanhei nesta temporada, uma coisa é certa, o Del Piero está jogando muito!

O time ganhou confiança com estas vitórias, o que repercutiu bem na liga italiana, com uma goleada na última rodada. Neste momento, já pulamos para o terceiro lugar. E semana que vem é contra o líder Inter.

Jogão!

Já na na Champions League, não aposto em uma campanha melhor que semi, pois continuo apostando nos times ingleses. Arsenal X Manchester United semana passada foi um jogaço.


Obrigado pelas desculpas formais, embora tenha achado um exagero.

Abs